sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Blog atualizado depois de semanas...

Peço desculpas, mas com a correria da Copa Santiago não foi possível atualizar o blog com os resultados diários do maior evento da América Latina de Futebol Juvenil.
Porém, agora estamos de volta para mais um ano de cobertura completa dos municipais locais e da região.

Prefeitura e Liga realizam vistorias no campo municipal



O prefeito Julio Ruivo junto com Luciano Vieira, presidente da Liga Santiaguense de Futebol, secretário de obras Fernando Nascimento, secretário do meio ambiente Gildo Fortes, chefe de gabinete João Otávio e João Aguirre realizaram na tarde de terça-feira, uma vistoria nas instalações e no gramado do campo municipal localizado atrás do Ginásio Aureliano de Figueiredo Pinto.
Na ocasião, puderam constatar o abandono do local e as precárias instalações, com praticamente todos os vidros quebrados, banheiros destruídos por vândalos, além dos buracos e falta de vegetação em algumas partes do gramado.
Segundo o prefeito Julio Ruivo, o poder Executivo se comprometeu em atender as solicitações de conserto e arrumações das estruturas do estádio, incluindo as casas-matas, vestiários dos times e da arbitragem e a troca de todo o gramado, porém não poderão ser realizadas partidas no local até que as obras fiquem prontas, ficando quase impossível que os campeonatos municipais deste ano sejam disputados no local.
O presidente da Liga, Luciano Vieira, agradece a prefeitura por mais este apoio e admite que os cuidados com o campo é responsabilidade da Liga, porém como o órgão não tem recursos próprios não obteve condições de arcar com os custos, solicitando o auxílio da Prefeitura que gentilmente, percebendo o trabalho sério e comprometido que a instituição vem fazendo no esporte amador em Santiago, acatou com o pedido de reforma das estruturas.
Na ocasião, ainda foram confirmados os campeonatos municipais para o ano de 2009, porém ainda não serão divulgados as datas e locais das partidas, pois passará por Assembléia que será realizada no dia 09, segunda-feira as 20hs na sede do União.

Bola Pro Futuro está de volta!

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, junto com a coordenação do Projeto Bola Pro Futuro divulga que a partir do dia 2, segunda-feira, as escolinhas para meninos e meninas de futsal, futebol sete e vôlei, estarão sendo retomadas nos ginásios Artur Maier no Bairro Belizário, do Clube 7 de Setembro na Vila Nova, Paulinho Oliveira no Bairro Vista Alegre/Missões, Querli Sarturi Nunes no Bairro Riachuelo, campo do União Futebol Clube no Bairro Nei Pereira e na Escola Cristóvão Pereira.
As inscrições dos alunos deverão ser feitas nos próprios locais entre as 9h30min e 11h30min e pela parte da tarde das 14h às 16h, com exceção da Escola Cristóvão que funcionará das 8h30min até as 10h.

Arbitragem FIFA na Copa Santiago


A Copa Santiago reuniu nesta 21ª edição, os três melhores árbitros gaúchos que carregam o escudo da FIFA em seu uniforme. Nas três primeiras rodadas a Copa contou com o trabalho da mais nova promessa da arbitragem brasileira, recentemente incluído no quadro de árbitros da FIFA, Leandro Vuaden.
Para conduzir o Grenal realizado dia 23, sexta-feira, pela semifinal da competição, foi convidado outro juiz de futebol já experiente, atuando na Série A do Campeonato Brasileiro e partidas internacionais, Leonardo Gaciba.
Além desses dois nomes, a Copa Santiago teve o prazer de ver apitando mais uma vez nesta cidade o maior árbitro brasileiro, conhecido internacionalmente, participante de duas Copas do Mundo, cotado para representar o Brasil na Copa de 2014, Carlos Eugênio Simon, que apitou sem maiores problemas a grande final entre Internacional e América.

Imprensa elege a Seleção da Copa

Como de costume a imprensa que trabalhou na transmissão e divulgação do maior campeonato juvenil da América Latina escolheu através de votação os melhores atletas da Copa Santiago, junto com o melhor treinador, preparador físico e o atleta destaque da competição.
De acordo com a votação o melhor goleiro foi Alan Miguel do time do América de MG; ala-direita, Gabriel do Grêmio; zagueiro central, Romário (Inter); quarto zagueiro, Maurício do Cruzeirinho de Santiago; ala esquerdo, Willian do Inter; meio campo, Almir e Arthur do Inter; volante direito, Adriel do Inter; volante esquerdo, Ricardo Maria do Grêmio; e os atacantes foram Maranhão do Cruzeiro MG e Zezinho do Juventude.
Como melhor treinador foi escolhido Ricardo Leão junto com Rodrigo como melhor preparador físico, ambos do América, e o atleta destaque é o garoto que sua multa rescisória vale 40 milhões, Zezinho do Juventude. A defesa menos vazada foi a do Internacional, comandada pelo goleiro Rafael Copetti.

Parabéns aos garotos mineiros


A equipe do América de Minas Gerias está de parabéns, principalmente o treinador Ricardo Leão - eleito pela imprensa como melhor treinador da Copa – por ter realizado um ótimo trabalho com este grupo, evoluindo dentro da competição, desbancando fortes favoritos ao título como o Cruzeiro de Minas e o Juventude de Caxias, chegando a esta final como a boa surpresa da Copa Santiago. E outra grande estrela do time do América, grande responsável pela equipe ter conquistado o vice-campeonato, o goleiro Alan Miguel (foto) eleito o melhor goleiro da Copa Santiago.
Em nenhum momento o time do América foi desleal ou se abateu, buscou até o último segundo o empate contra o time gaúcho, mas não conseguiu, ficando com o vice-campeonato muito comemorado pelos jogadores e com todo o mérito.

A festa tomou as ruas

A festa colorada tomou as principais ruas de Santiago, quando o time do Internacional desfilou em cima do carro do Corpo de Bombeiros, comemorando com seus torcedores que seguiam em carreata demonstrando muita alegria e orgulho pelas cores vermelho e branco do seu time.
Esta equipe já enche os olhos dos torcedores pela excelente campanha realizada na conquista do Gauchão do ano passado e agora o oitavo Troféu Romeu Goulart Jacques que fará parte da galeria de troféus do clube, mostrando o potencial dos jovens que em alguns anos já poderão estar fazendo parte do time principal do Internacional de Porto Alegre.

Inter é campeão da Copa Santiago





>> Oito vezes! Internacional conquistou o octacampeonato da Copa Santiago, ao vencer por 1 a 0 o time do América e fez a festa diante de seus torcedores

Na tarde do sábado passado, dia 24, o Internacional levantou pela oitava vez o Troféu Romeu Goulart Jacques ao derrotar o excelente time do América de Minas Gerais por 1 a 0 na grande final da competição e pode comemorar com seus torcedores mais este título da categoria juvenil.
O Estádio Alceu Carvalho não recebeu um grande público para a final da competição, mas os torcedores que foram até o local apoiaram durante todo o jogo os atletas do time do Inter que se dedicaram ao máximo e conseguiram retribuir este apoio por muita alegria.
A partida começou muito brigada no meio campo, onde as duas equipes buscavam seus ataques de forma muito semelhante, usando a velocidade e a habilidade individual de seus atacantes, forçando lançamentos longos e jogadas aéreas. Mas aos 18 minutos Pedro cobrou falta, o goleiro Alan Miguel não conseguiu segurar e Léo aproveitou o rebote e empurrou para o gol de cabeça, fazendo 1 a 0 para o Inter.
Na segunda etapa a partida se manteve equilibrada e muito aguerrida pelas duas equipes, mas apesar das boas chances criadas por ambos os times, o placar ficou mesmo em 1 a 0 para o time do colorado que fez a festa com seus torcedores que invadiram o gramado para comemorar a conquista.
O time do Inter terminou a competição com 100% de aproveitamento, vencendo os oito jogos que disputou, marcou 21 gols e sofreu apenas 3, sendo a defesa menos vazada da competição.

Grêmio passa fiasco e perde terceiro lugar

>> Pé frio! Num jogo sem muita emoção, mas com total supremacia do time
de Caxias, que a cada jogada levantava a massa colorada no Estádio

Dia 24, sábado, equipe tricolor tinha mais um clássico pela frente, na disputa de terceiro e quarto lugar o Grêmio pegou o Juventude que foi eliminado ao perder para o América nos pênaltis.
As duas equipes entraram em campo com os times reservas, demonstrando desinteresse pelo terceiro lugar e aproveitando para dar oportunidade aos jogadores que ficaram no banco durante a competição.
Um jogo sem muita emoção, mas com total supremacia do time de Caxias, que a cada jogada levantava a massa colorada que já tomava assento para assistir a grande final da competição que ocorreria logo após.
Na primeira etapa, o Juventude abriu o placar com uma cobrança de falta pela esquerda, a bola rebateu na zaga e sobrou para Righi fazer 1 a 0. No segundo tempo, os treinadores começaram a mexer no time, colocando alguns de seus titulares, mas foi o Juventude que conseguiu marcar mais uma vez, Luan Rodrigues chutou cruzado e o goleiro Aleksander do Grêmio aceitou. Para fechar a conta, Rômulo passou pelo zagueiro e na saída do goleiro só deu um toquinho por cima, deslocando completamente da jogada e fazendo o terceiro gol do Juventude, decretando o resultado final em 3 a 0 para o time de Caxias que ficou com o terceiro lugar , deixando o Grêmio na quarta colocação.

América chega à final, após vencer Juventude


>> Suor: O time de Caxias do Sul pegou a equipe mineira e não suportou a pressão

Na tarde de sexta-feira, 23, a equipe do América de Minas Gerais conquistou uma vitória suada e sofrida diante do Juventude decidida nas penalidades e garantiu presença na grande final.
Na outra semifinal, o time de Caxias do Sul pegou a equipe mineira e não suportou a pressão empatando em 2 a 2 no tempo normal. Na primeira etapa, o time do América começou melhor e abriu o marcador com Paulo que recebeu lançamento, dominou e fez 1 a 0 para o time de Minas. Ainda na primeira etapa, o árbitro da partida marcou pênalti em cima do atacante do Juventude Zezinho, Gustavo cobrou e empatou o jogo.
No segundo tempo, o América conseguiu voltar a frente do placar, com gol de Alexandre com um chute de fora da área, mas nos acréscimos novamente a arbitragem marcou um pênalti para a equipe do Juventude, muito contestado pelo time do América, Zezinho cobrou e empatou a partida, deixando tudo igual em 2 a 2.
Nos pênaltis, brilhou a estrela do melhor goleiro da Copa Santiago, Alan Miguel, que defendeu uma cobrança do time do Juventude classificando o time do América para a grande final contra o Internacional.

Vitória coloca Inter na frente

Com essa vitória sobre o Grêmio por 2 a 1, o time colorado passa a frente em números de vitórias dentro da competição desde o início, em 1989. Foram disputados desde então, 13 jogos entre Inter e Grêmio, sendo dois empates, cinco vitórias tricolores e agora, 6 vitórias coloradas.
Confira abaixo os resultados dos Grenais desde a primeira edição da Copa Santiago de Futebol Juvenil.

1989 – Grêmio 3 x 0 Internacional (Semifinal)
1991 – Grêmio 3 x 0 Internacional (Quartas-de-final)
1993 – Internacional 2 x 1 Grêmio (Final)
1994 – Grêmio 1 x 0 Internacional (Quartas-de-final)
1996 – Grêmio 2 x 1 Internacional (Final)
1997 – Grêmio 4 x 0 Internacional (Semifinal)
1999 – Grêmio 0 x 0 Internacional (Quartas-de-final)
2001 – Internacional 2 x 1 Grêmio (Final)
2004 – Internacional 3 x 0 Grêmio (Quartas-de-final)
2005 – Internacional 5 x 4 Grêmio (Final)
2006 – Internacional 3 x 2 Grêmio (Quartas-de-fina)
2008 – Grêmio 2 x 0 Internacional (Final)
2009 – Internacional 2 x 1 Grêmio (Semifinal)

Deu Inter no Grenal

A equipe do Internacional bateu o seu rival, Grêmio, em uma das semifinais da 21ª Copa Santiago de Futebol Juvenil vencendo por 2 a 1, desempatando os confrontos desses times nas edições do campeonato.
A mais aguardada partida da competição aconteceu na sexta-feira, 23, o confronto entre o Internacional e o Grêmio, decidindo quem dos dois passaria para a grande final da Copa. A casa estava completamente lotada, inclusive ficando torcedores do lado de fora sem ingresso que se esgotaram pouco antes de começar a partida.
O Inter dominou a primeira etapa, conseguindo abrir uma vantagem de 2 a 0 logo cedo, com gols de Arthur com um chute de fora da área no cantinho do goleiro gremista e de Djair que aproveitou a falha da zaga do tricolor e entrou sozinho na área, só tendo o trabalho de escolher o canto e tirar do goleiro Janilson.
No segundo tempo, o Grêmio conseguiu descontar com o capitão do time, Gabriel, de cabeça, mas o tricolor não teve força e habilidade suficiente para buscar o empate, terminando a partida com a vitória colorada, classificando-se para a grande final e levando a torcida colorada ao delírio no Estádio Alceu Carvalho, comemorando uma revanche da derrota do ano passado na final.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Cerimônia de Abertura atrai grande público






>> A ocasião contou com a participação do Projeto Criança Feliz que realizou apresentações

Ontem, dia 8, aconteceu no Estádio Alceu Carvalho a abertura solene da XXI Copa Santiago de Futebol Juvenil contando com a participação de autoridades do município, organizadores do evento, Júlio Rafael, presidente do Cruzeiro Esporte Clube, Projeto Criança Feliz, atletas e comissão técnica de todas as equipes que participarão da Copa neste ano.
Após as apresentações de dança do Projeto Criança Feliz e dos discursos das autoridades, um dos desportistas realizou o Juramento do Atleta, diante de todos os outros jogadores que com o braço direito estendido juraram lealdade, honestidade e respeito aos demais colegas.
Além disso, a comunidade pode ouvir os hinos nacionais dos quatro países que têm suas equipes representando-os - Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.
O estádio foi liberado gratuitamente pela direção do clube para quem quisesse participar da cerimônia e, logo após, prestigiar a primeira partida da Copa entre as equipes do Grêmio de Porto Alegre, atual detentor do título de campeão conquistado no ano passado contra o estreante Cerro do Uruguai.

Inicia a 21ª Copa Santiago

>> Bola rolando: Começou ontem a XXI Copa Santiago de Futebol Juvenil,
o maior campeonato da categoria na América Latina
Aconteceu ontem a cerimônia de abertura da XXI Copa Santiago de Futebol Juvenil, competição organizada há mais de vinte anos pelo Esporte Clube Cruzeiro, que reúne centenas de atletas e dirigentes de diversos clubes de toda a América Latina. Este ano, a competição conta com 12 equipes, sendo nove brasileiras, uma argentina, uma paraguaia e uma uruguaia, divididas em dois grupos.
No Grupo A estão o Grêmio (Porto Alegre), o Cerro (Uruguai), a Liga Posadeña (Argentina), 7 de Setembro (Mato Grosso do Sul), Cruzeiro (Minas Gerais) e o Juventude (RS). A Chave B é composta pelo Internacional (Porto Alegre), Vila Nova (Mato Grosso do Sul), Guarany (Paraná), Gama (Brasília), América (Minas Gerais) e Cruzeiro (Santiago).
Na primeira fase, as equipes se enfrentam todos contra todos dentro de cada grupo, classificando-se os quatro primeiros colocados para as quarta-de-finais, começando as partidas únicas de mata-mata até restarem apenas as duas melhores equipes para a grande final.
As partidas acontecem até o dia 24 no Estádio Alceu Carvalho, sendo disputados três jogos por dia, durante os dias de semana o primeiro jogo começa às 17h30min, o segundo às 19h30min e o último às 21h30min, e nos finais de semana as partidas têm início às 16h30min, com exceção de amanhã, sábado, que terá apenas dois jogos começando às 18h30min.

Copa Santiago: 21 anos de muita história

>> A Copa chega a sua 21ª edição, com reconhecimento internacional, depois de muita luta e trabalho

São vinte e um anos de disputas, muitas equipes de renome nacional e internacional já passaram pelos campos do Estádio Alceu Carvalho, disputando durante o mês de janeiro o Troféu Romeu Goulart Jacques e o título de campeão da maior Copa Juvenil da América Latina.
Dentre os clubes que já fizeram parte dessa competição, destacam-se a dupla Grenal, o Fluminense, o Corinthians, São Paulo, Flamengo, Nacional do Uruguai, Seleção da China, Hyogo Club do Japão, Independente, Juventus de São Paulo, Vitória da Bahia e outros.
Depois de conquistar o prestígio e a atração de olheiros importantes, dezenas de jogadores saíram de Santiago para conquistar os gramados de diversos países, como o jogador Anderson Polga, Danrlei, Argel, Carlos Miguel, Roger, Émerson, Ronaldinho Gaúcho, Daniel Carvalho, Lucas, Nilmar, Fábio Rochemback, Vagner Love, Rafael Sobis, além dos árbitros Renato Marsiglia, Leandro Vuaden, Carlos Eugênio Simon e Leonardo Gaciba.
Dessas 20 edições já realizadas o time gaúcho do Internacional detém o maior número de títulos, somando sete conquistas. O seu rival Grêmio vem logo na sequência com seis conquistas e sendo o maior número de títulos consecutivos, quatro conquistas de 1995 até 1998. Em terceiro lugar está o Nacional do Uruguai e o Atlético de Minas Gerais com duas vitórias cada. A equipe anfitriã do Cruzeirinho nunca participou de uma final, sendo seu melhor resultado uma disputa de semifinal em 1989, quando foi derrotado nos pênaltis pelo que seria o campeão Nacional do Uruguai.

A seguir a lista de todos os campeões e vices-campeões da Copa Santiago:
1989 - Campeão: Nacional (URU), Vice-campeão: Grêmio
1990 - Campeão: Internacional, Vice-campeão: Fluminense
1991 - Campeão: Matsubara, Vice-campeão: Grêmio
1992 - Campeão: Internacional, Vice-campeão: Independiente
1993 - Campeão: Internacional, Vice-campeão: Grêmio
1994 - Campeão: Nacional (URU), Vice-campeão: Seleção Juvenil da China
1995 - Campeão: Grêmio, Vice-campeão: Criciúma.
1996 - Campeão: Grêmio, Vice-campeão: Internacional
1997 - Campeão: Grêmio, Vice-campeão: Criciúma.
1998 - Campeão: Grêmio, Vice-campeão: Criciúma.
1999 - Campeão: Fluminense, Vice-campeão: Juventus (SP).
2000 - Campeão: Grêmio, Vice-campeão: Cruzeiro (MG)
2001 - Campeão: Internacional, Vice-campeão: Grêmio
2002 - Campeão: Cruzeiro (MG), Vice-campeão: Vitória
2003 - Campeão: Internacional, Vice-campeão: Atlético (PR)
2004 - Campeão: Cruzeiro (MG), Vice-campeão: Vitória
2005 - Campeão: Internacional, Vice-campeão: Grêmio
2006 - Campeão: Atlético (MG), Vice-campeão: Atlético (PR)
2007 - Campeão: Internacional, Vice-campeão: Goiás
2008 – Campeão: Grêmio, Vice-campeão: Internacional

Duas desistências assustaram organizadores

>> Pra variar! Como sempre acontece, dois imprevistos angustiaram o presidente do Cruzeiro Esporte Clube, Júlio Rafael, nos dias que antecederam início do evento

Faltando uma semana para o início da competição, o presidente do Cruzeirinho e organizador da Copa, Júlio Rafael, recebeu através de dois e-mail’s a notícia de que os clubes Toluca do México e o Peñarol do Uruguai por motivos pouco claros não poderiam participar do torneio, avisando essa desistência em cima da hora.
Segundo a nota enviada pelo time mexicano, o Toluca teria sido convidado, após ser campeão nacional do “Torneyo de Apertura”, a participar de um campeonato nos Estados Unidos e estava passando por problemas internos, que impediriam sua equipe de dirigir-se até Santiago.
Já o Peñarol mal deu explicações do motivo do não comparecimento, segundo informações não confirmadas pelo clube uruguaio, o time teria sido dispensado para as férias e não retornaria a tempo de participar da Copa Santiago.
Apesar do choque e do susto, o Cruzeiro agiu rápido e já confirmou a presença dos substitutos que estavam na lista de espera, no lugar do Toluca do México virá a Seleção Posadeña, que representará os rivais argentinos contra os times brasileiros, ficando na Chave A, e no lugar do Peñarol entrará o Vila Nova do Mato Grosso do Sul, equipe famosa e detentora de diversos títulos em seu Estado, ficando na Chave B.
Segundo o presidente Júlio, foi surpreendente que dois clubes do tamanho e grandeza do Peñarol e do Toluca tomassem esse tipo de atitude, colocando em risco toda uma preparação e planejamento sem sequer demonstrar o interesse de apresentar uma justificativa razoável, apesar de entender que acontecem imprevistos e fatos que fogem do nosso controle, os clubes já vinham há meses confirmando e tratando com a direção acertos técnicos de sua vinda e sempre aconteceu a confirmação da presença de todos os times relacionados.

Congresso técnico subtrai dúvidas das equipes

>> Dirigentes das equipes participantes prestigiaram Congresso
que salientou detalhes da Copa e tirou muitas dúvidas

Realizou-se na manhã de ontem, quinta-feira, no salão de atos do Centro Empresarial de Santiago o Congresso Técnico entre as equipes e os organizadores do evento a fim de solucionar alguns imprevistos de última hora, esclarecer dúvidas e apresentar para os dirigentes que não puderam estar no sorteio das chaves o regulamento, objetivos e a forma de disputa da XXI Copa Santiago.
Sob a coordenação de Miguel Bianchinni, que apresentou aos dirigentes todo o regulamento desta edição, os oito advogados que farão parte da Junta Desportiva e atuarão na parte burocrática e julgamento da Copa sob a presidência do advogado Daniel Tusi, o responsável pelo Departamento Médico, Alvimar José Cogo, o coordenador de arbitragem, Volnei Fagundes, além do presidente do Cruzeiro, Júlio Rafael, que agradeceu as equipes pela participação em mais esta edição da Copa destacando as quatro equipes que participam pela primeira vez.

Árbitros conceituados no país esão na Copa Santiago

A Federação Gaúcha de Futebol já divulgou a lista de árbitros que atuarão durante a XXI Copa Santiago de Futebol Juvenil
A Federação Gaúcha divulgou nesta semana os nomes dos árbitros e auxiliares que trabalharão durante a edição da Copa Santiago, com destaque muito especial ao árbitro gaúcho Leandro Vuaden que acaba de ser oficializado recebendo o escudo da Fifa e se junta a Carlos Eugênio Simon e Leonardo Gaciba - que já participaram em outras edições da Copa Santiago - como os representantes gaúchos do quadro de árbitros da Fifa.
Vuaden foi considerado no ano passado como o segundo melhor árbitro do Brasileiro 2008, perdendo apenas para o outro gaúcho Leonardo Gaciba.
Além de Vuaden os outros nomes que apitarão os jogos em Santiago serão Anderson Echewarria, Rogério Camillo, Gomercindo Silva, Charles Lemos, Antônio Padilha, Feliciano Tansini, Eder Zanella, Daniel Bins, Rogério Espilman, Leandro Alfen, Luis Peverada, Cristiano Santos, Edgar da Silva Frick, Artur V. Brasil, Leonardo Oliveira e André Veras, tendo como coordenador Carlos Kruze e como diretor de escola Volnei Fagundes.

Equipes muito bem alojadas e com refeição de qualidade

>> Escolas e Brigada Militar servirão de alojamento para as equipes
que disputam o Troféu Romeu Goulart Jacques


As 12 equipes participantes do torneio já estão instaladas nos seus respectivos alojamentos cedidos pela organização da Copa Santiago, sendo sete escolas da cidade e na Brigada Militar.
A equipe do Cruzeirinho de Santiago está alojada na Escola Geraldina Bitencourt, o Juventude e o 7 de Setembro estão na escola João Eduardo, o Guarany, América e Cerro, no Instituto Professor Isaías, a Liga Posadeña e o Gama, na Lucas Araújo, o Cruzeiro de Minas Gerais está alojado na Escola Thomás Fortes, o Vila Nova de Campo Grande está no Monsenhor, o Grêmio como de costume está alojado na Brigada Militar e a equipe do Internacional foi recebida na Escola Medianeira.
Em relação à alimentação, as equipes se encontraram para confraternização no Ginásio Aureliano de Figueiredo Pinto, o Ginasião, onde a responsável por toda a estrutura e confecção dos cardápios solicitado pelas equipes que programa o que seus atletas irão degustar será a experiente Mara Machado, com exceção do time do Internacional que preferiu realizar ele mesmo suas refeições dentro do próprio alojamento.

Grêmio é recepcionado com carreata



Equipe Tricolor chegou na terça-feira e foi recebido com festa por torcedores que realizaram carreata por várias ruas de Santiago

O time do Grêmio chegou a Santiago na última terça-feira por volta das 21hs e foi recebido na entrada da cidade por dezenas de carros de torcedores que o receberam com muita festa, seguindo o ônibus da delegação gremista por diversas ruas da cidade até chegarem no Ginasião onde os jogadores estavam sendo esperados para o jantar.
Após ficar por mais um ano sem o título do Gauchão, o time do Grêmio mudou muito sua equipe, realizando contratações de atletas para suprir os defeitos vistos durante a competição estadual juvenil.
Segundo conversas passadas com dirigentes da categoria de base do clube, o Grêmio vem em busca de uma recuperação e com o principal objetivo de afastar a desconfiança e incredibilidade da torcida diante dessa categoria, e a melhor forma é conquistar o Bi-Campeonato consecutivo da Copa Santiago e de quebra ainda igualar o rival no número de conquistas do Torneio realizado pelo Cruzeiro Esporte Clube.
Dentre os atletas que vieram para Santiago, três podem ser considerados como destaques da equipe e merecem um olhar mais atendo dos torcedores e dos olheiros, são eles o goleiro Janilson da Fonseca, o zagueiro Carlos Heitor Lucas e o meia-atacante Bérgson Gustavo Silveira da Silva.
O time do Grêmio jogou sua primeira partida na quinta-feira contra o Cerro do Uruguai e volta a campo no domingo às 18:30hs para enfrentar o 7 de Setembro.

Inter quer manter campanha do Gauchão

Depois de conquistar mais uma vez o Gauchão Juvenil, o time colorado quer manter a boa campanha e lavar o troféu da Copa

A equipe colorada chegou ontem a Santiago, aproxmadamente às 18hs e foi recebida por festa por seus torcedores. Na bagagem veio a esperança de reconquistar o título de Campeão da Copa Santiago de Futebol Juvenil e levar o Troféu Romeu Goulart Jacques de volta para o Beira-Rio.
Os torcedores colorados ainda não engoliram a derrota do ano passado e já pensam em uma revanche contra o rival Grêmio, ainda mais depois da excelente campanha desses garotos no Gauchão do ano passado, vencendo mais uma vez o Grêmio na final.
Segundo entrevistas passadas, o Inter vem para a Copa com uma equipe qualificada, mas demonstrando muito respeito pelos adversários, tendo em vista não conhecer em detalhes o trabalho da maioria.
Dentre os destaques da equipe colorada estão os atletas Felipe Barreto da Silva, atacante, o goleiro Rafael Copetti Fernades e o volante Arthur Maurício do Carmo.
O primeiro confronto do time colorado será amanhã, sábado, às 20:30hs contra o Vila Nova do Mato Grosso do Sul.

Brigada Militar com efetivo especial na Copa Santiago

>> Mais segurança: Brigada Militar estará presente com número maior de policiais com o objetivo de coibir e evitar transtornos durante o torneio

Segundo capitão Müller, a Brigada Militar após realizar uma reunião com a direção do Cruzeiro e avaliar as condições físicas do estádio para a realização do evento, acertou um auxílio no controle e orientação da comunidade dentro e fora do Estádio Alceu Carvalho, tendo em vista o grande movimento, aglomeração de pessoas e a visibilidade do evento.
Os policiais militares estarão com patrulhas montada nas proximidades do Cruzeiro, com efetivo militar dentro do campo para segurança dos atletas, arbitragem e garantindo a tranqüilidade da partida, nas portarias e nas arquibancadas realizando vistorias, abordagens e evitando conflitos.

Alceu Carvalho: Reformas para recepcionar convidados e torcedores





>> Cruzeirinho realiza melhorias para atender os associados, comunidade e atletas, durante a Copa Santiago

Sob a presidência do professor Júlio Rafael, o Cruzeiro realizou diversas melhorias para atender os torcedores a as delegações das equipes durante mais esta edição do maior torneio de futebol juvenil da América Latina.
Na forma estética, houve a troca de todo o piso que fica na entrada do clube até as copas, aconteceu ainda a pintura de todas as arquibancadas, instalação de um televisor com antena Sky para que os atletas e associados possam assistir a diversos programas de canais fechados, a reforma e atualização da sala dos troféus que conta com dezenas de fotos e documentos contando desde o início da Copa Santiago até os dias atuais.
Como estrutura, o Cruzeiro trocou grande parte do gramado, emparelhando algumas áreas que estavam danificadas, proporcionado mais condições aos atletas e melhorando o escoamento da água da chuva, caso ocorra durante a competição.
Ainda foram adquiridos pelo clube os transformadores elétricos que geram energia para os refletores que nas edições passadas eram alugados por valores muito altos, conserto e manutenção dos vestiários e banheiros e instalação das arquibancadas móveis na parte traseira das goleiras.
Segundo professor Júlio, a base e a experiência para a realização da Copa depois de vinte edições já foram adquiridas, mas todos os anos nos confrontamos com novas surpresas e novidades e ganhamos mais conhecimento para evoluirmos a cada realização.

Preço acessível à comunidade

A direção do Cruzeiro decidiu manter os mesmos preços dos ingressos da última edição da Copa Santiago, para dar oportunidade de toda a população poder prestigiar esse grande evento. Há a possibilidade de haver um reajuste para a segunda fase da competição, porém ainda não foi acertado definitivamente o assunto pela organização.
Os valores são: Sociais – R$ 7,00; Arquibancada – R$ 5,00, Popular – R$ 2,00 e Geral – R$ 3,00. A direção solicita que o torcedor compareça com antecedência no estádio e adquira seu ingresso, evitando tumulto e transtorno próximo ao início da partida ou ainda o esgotamento de bilhetes.

Copa movimenta o comércio

>> Tem mais consumo: Além de proporcionar grandes partidas emocionantes, a Copa Santiago agita o comércio dentro do estádio e nos estabelecimentos da cidade

A competição movimenta toda a cidade durante o mês de janeiro, centenas de comerciantes aproveitam a Copa para divulgar suas lojas e marcas procurando atrair mais clientes nesta época de baixa nas vendas pós-Natal. Também os comerciantes ambulantes vendem comidas e bebidas dentro do estádio para os torcedores.
Quem que foi ver uma partida da Copa e não aproveitou para sentar na arquibancada descascando e comendo os tradicionais amendoins, os saquinhos de pipoca, os picolés e sacolés para refrescar o calor ou aquela bebida bem gelada. Segundo os responsáveis pelo bar do estádio, a expectativa é de vender aproximadamente 500 caixas de cerveja durante toda a competição.
O clube ainda mandou confeccionar centenas de camisetas da XXI Copa Santiago com a intenção de arrecadar fundos auxiliando nas despesas com alimentação e hospedagem dos clubes. Cada camiseta está sendo vendida em diversos pontos do Centro da cidade e no próprio Cruzeirinho no valor de R$10,00.
Segundo João Carlos Machado, gerente executivo do CES, a 20ª Copa Santiago de Futebol Juvenil ou qualquer evento realizado no município que traga visitantes, são sempre bem-vindos para as atividades de comércio e serviços, potencializando um aumento de vendas no comércio local.
Especificamente a Copa Santiago, traz as equipes participantes do torneio e movimenta a população em assistir os jogos, aumentando aproximadamente em 20% o fluxo de movimentação e as vendas nas áreas comerciais da cidade.

Kinha aposta: Vamos ser campeões!!!

>> Otimista! O treinador do Cruzeiro de Santiago revela muito otimismo
e confiança em seu time. Ele garante campanha histórica. Vamor ver...


Depois de decepcionante atuação no Gauchão do ano passado, não conseguindo passar da primeira fase, a direção do Cruzeiro contratou o experiente ex-jogador Flávio Amarante (Kinha) que teve passagens por diversos times brasileiros, quando atuava como profissional em times como São Paulo, Inter de Santa Maria e ainda em clubes pela América Latina e na Polônia, para preparar a equipe para a Copa Santiago.
Segundo o treinador, que assumiu a equipe praticamente no zero, tendo que realizar peneiras na cidade e buscar jogadores de fora para reforçar o grupo, o resultado final foi um time muito forte, com uma estatura média muito alta, elevada qualidade técnica dos jogadores que apresentaram desde o início união e vontade muito grande de acabar com esse tabu de a equipe local nunca ter saído campeã da sua própria competição, inclusive já conquistando um título em Tuparendi no mês de dezembro.

Estreia contra adversário muito rápido

Para a estreia, Kinha admite não conhecer a equipe atual do América, mas tirando por base os anos anteriores em que o time mineiro participou, sempre traz jogadores muito rápidos, com um forte arranque e excelente condicionamento físico, além de ser uma equipe bastante tradicional em Minas Gerais.
Segundo ele, vamos em busca de uma estreia com vitória para podermos trabalhar com mais tranquilidade e sem nenhuma pressão. O empate não é um bom resultado, porém dependendo das circunstâncias não torna-se um placar tão ruim.
Confira abaixo o plantel do Cruzeiro de Santiago que conta com 22 atletas, sendo seis da cidade e 16 de fora, tendo ainda como auxiliar e preparador de goleiros Anderson (Kadron) e o treinador Flávio (Kinha). A primeira partida do Cruzeiro é hoje, a partir das 19h30min contra o América de Minas Gerais.

Conheça o time do Cruzeiro de Santiago!!!!!