sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Cruzeirinho de cara nova para a Copa Santiago


Após a eliminação extremamente precoce no Gauchão deste ano, quando a equipe do Cruzeiro caiu fora logo na primeira fase e a decisão do treinador Jaime Wesz em não continuar dirigindo a equipe para a Copa Santiago do ano que vem, instigou a direção do Cruzeiro Esporte Clube. Já arregaçou as mangas e contratou um treinador internacional, apostando alto e mostrando que pretende deixar a Taça em Santiago.

Conheça o novo treinador:
Flávio Ivo Amarante, popularmente conhecido no meio esportivo como Kinha, tem 36 anos e trabalhava como monitor no Projeto Municipal Bola Pro Futuro.

Currículo de dar inveja:
Um atleta com mais de 20 anos de experiência no futebol, participando de diversos times do país e exterior. Começou jogando em Alegrete no Torneio Efipan pelo time do Flamenguinho e se destacou muito em um Torneio Pan-americano, quando foi contratado para as categorias de base do time do São Paulo, ficando lá de 86 a 92, jogando inclusive na equipe principal ao lado de Raí e Zetti, sendo treinado por nada mais, nada menos que o mestre Telê Santana.
Após sair do São Paulo jogou dois anos no Paraguai nas equipes do Libertad e no Cerro Porteño, sendo treinado pelo fenômeno Paulo César Carpegiani. Participou ainda por alguns meses atuando na Polônia em uma equipe de local. Depois, jogou em Santa Catarina, Pernambuco, no próprio Estado em diversas equipes e como uma das últimas atuações esteve presente no elenco que subiu o Inter de Santa Maria para a Série A regional em 98. Atualmente, o treinador ainda mostra sua habilidade participando dos Municipais de Campo e Futsal defendendo a equipe do Cantina.

Objetivos e preparativos para a Copa:
A equipe do Cruzeiro dispõe de 30 atletas, incluindo dois vindos de Jaguari e Unistalda. Dentre os jogadores, a maioria tem idade bem inferior aos da Copa Santiago, e com isso a intenção é já desde cedo começar a prepará-los para quando chegarem na sua idade já terem uma base forte e alguma experiência.
Nesse início de preparação a prioridade do treinador Kinha é acertar o condicionamento físico dos atletas e começar um trabalho técnico com o grupo. Ele pretende fechar o time principal com 25 jogadores e afirma que terá que reforçar o time com jogadores de fora, trazendo mais experiência e qualidade ao grupo de jovens, inclusive comenta que já estão de olho em atletas que participam do Gauchão e alguns da dupla Grenal.

O futuro do treinador:
Kinha pretende montar uma equipe competitiva e que tenha chances claras de conquistar o título, ele destaca que já teve o prazer de jogar uma Copa Santiago e foi consagrado como Atleta Destaque, e no ano passado trabalhou na equipe do professor Jaime como preparador físico sendo escolhido o melhor da Copa. Agora, só falta ser melhor treinador e campeão para quem sabe continuar trabalhando como treinador de uma equipe profissional como está em seus planos futuros. Se depender de sua experiência e otimismo, o título é só uma questão de tempo.

Sem comentários: