terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Dupla Grenal se posiciona para XXI Copa Santiago

O treinador da equipe juvenil do Internacional de Porto Alegre, André Bueno Prodes, responde sobre a XXI Copa Santiago e a preparação do time que virá para a disputa de mais essa competição. Ele tem 39 anos, trabalho no clube há 13 anos e acumula 20 de experiência.

Vicente Pilatti, coordenador das categorias de base do Grêmio Futebol Porto-Alegrense responde em nome do treinador, Luiz Paulo Peixoto de Lima (Bugre), sobre a Copa. Ele tem 42 anos e já atuou pelo clube como jogador e como treinador faz parte da categoria de base há mais de 15 anos.
O que o senhor achou da nova fórmula de disputa da XXI Copa Santiago de Futebol Juvenil?
Bueno - Esta fórmula garante cinco jogos aos participantes, sendo isto muito importante em categorias de base.
Pilatti - Para o Grêmio não diferenciou muito, mas em minha opinião preferia que permanecesse a forma anterior.

Conhece todas as equipes que disputarão a partir de Janeiro a XXI Copa Santiago?
Bueno - Não conheço a equipe do Cerro.
Pilatti - Não, principalmente as equipes de fora do país e o 7 de Setembro nós não temos muitos dados a seu respeito.

Como avalia a Chave que ficou sua equipe e quais seus principais adversários dentro do grupo?
Bueno - Apesar de se conhecer alguma coisa sobre as equipes, na base não se tem as mesmas informações que no profissional e, portanto, todos os adversários devem ser respeitados.
Pilatti - Muito equilibrada, como todos os anos acontece. Do nosso grupo temos conhecimento da equipe do Cruzeiro de Minas Gerais que sempre traz uma equipe muito forte e o Juventude que será a surpresa da competição. Dos outros times não temos muito conhecimento.

E de toda a competição, quais as equipes mais fortes que poderão dar trabalho para o seu time?

Bueno - Acredito que para se chegar ao título nenhum adversário deve ser menosprezado.
Pilatti - Todos os clubes sempre montam um grupo muito qualificado para a competição, porém sabemos da força e tradição do Internacional, principalmente o seu torcedor que faz a diferença, do Cruzeiro MG e do Juventude.

Pretende como objetivo principal dessa primeira fase a classificação em primeiro lugar do grupo, ou pensa em se classificar sem importar futuros adversários?
Bueno - A classificação é o nosso principal objetivo no momento.
Pilatti - Pensamos em nos classificar primeiramente, depois, com certeza se houver a possibilidade de lutarmos pela primeira posição será muito lucrativo.

Faz parte de suas táticas e de sua forma de atuar, se houver a possibilidade, manipular resultados a fim de escolher adversários? Como por exemplo, sofrer uma derrota para não enfrentar uma equipe mais forte do outro grupo na próxima fase?
Bueno - Não, sempre pensamos em vencer sem importar os futuros adversários.
Pilatti - Não, isso não faz parte do nosso método de jogo, não teria coragem de pedir para meus atletas que estão em formação que entrem em campo vestindo a camisa do Grêmio, para perder ou empatar uma partida. Sempre entramos em campo para fazer o nosso melhor e vencer nossos adversários.

A equipe que está vindo para Santiago está na disputa de alguma competição?
Bueno - No momento não, mas no ano fomos vice-campeões no Brasileirinho em Cascavel, bicampeões da Copa 2 de Julho, em Salvador, e tetracampeões do Campeonato Gaúcho. A nossa preparação está sendo realizada desde o término do Gauchão.
Pilatti - Disputamos no segundo semestre de 2008 o Gauchão, ficando na segunda posição, desde então estamos trabalhando forte somente para a disputa da Copa Santiago.

Tem data e horário marcado para a chegada na cidade?
Bueno - Ainda não.
Pilatti - Pretendemos chegar dia 6 de Janeiro à noite.

O que o torcedor colorado pode esperar da equipe na competição?
Bueno - Uma equipe bem preparada para representar o clube e a sua torcida da melhor forma possível.
Pilatti - Estamos devendo resultados positivos ao nosso torcedor, principalmente, depois de perder pela quarta vez o Campeonato Gaúcho Juvenil na final para o time do Internacional. Estamos concentrados e focados para tentar manter a taça de campeão no Estádio Olímpico, apresentando uma equipe com raça, empenho e com um ótimo futebol, proporcionando muitas alegrias para o torcedor gremista.

Sem comentários: