terça-feira, 23 de dezembro de 2008

“Tenho a certeza de que se tivéssemos um patrocinador maior, que nos desse condições de qualificar um pouco mais o grupo, surpreenderíamos ainda mais”



>> Palavra do professor: O treinador da URI/Código B, Sandro Colvero, comenta sobre a participação da equipe entre as grandes do Futsal Estadual em 2008

Como avalia a atuação da URI/Código B neste ano?
A temporada da URI/Código B foi muito boa, adquirimos respeito dos grandes clubes que nos consideraram a surpresa da competição. Time que subiu da Série Prata e retornou a Série Ouro, depois de seis anos e tinha o tabu de nunca ter conseguido fazer uma boa campanha na principal competição do Futsal Gaúcho, realizou um belo torneio, liderando parte do Campeonato, fazendo jogos memoráveis contra grandes do futsal gaúcho e brasileiro, finalizando a competição na 6ª posição, atrás somente das equipes que disputam a Liga Nacional.

O que faltou para uma melhor colocação do time santiaguense?
Tivemos a chance de brigar pela 4ª posição com o Atlântico, vice-campeão, e ficamos um ponto atrás do atual tri-campeão gaúcho, Horizontina, que nos passou na última rodada da fase classificatória. Estivemos perto de chegar a uma semifinal da Série Ouro, mantivemos uma equipe competitiva durante a temporada o que é muito difícil num campeonato com alto nível técnico. Temos a certeza que se tivéssemos um patrocinador maior, que nos desse a condição de qualificar um pouco mais o grupo surpreenderíamos ainda mais.

Ficou insatisfeito com o resultado?
Iniciamos a disputa acreditando que podíamos realizar um bom trabalho com o grupo de atletas, apesar de termos perdidos alguns jogadores para outras equipes. Começamos com resultados regulares, mas o grupo adquiriu confiança, entrosamento. Ficamos várias rodadas na liderança da competição e isso nos mostrou que tínhamos condição de alcançar nosso grande objetivo do ano, estar na fase final entre os oito melhores do Campeonato.

Depois dessa classificação, recebeu proposta para treinar outro time?
Todo o bom trabalho rende frutos para os envolvidos. Sabemos, por exemplo, do interesse de outras equipes por atletas que fizeram parte do nosso plantel neste ano. Saber do interesse de boas equipes por eles é gratificante, apesar de preocupante. Recebi, por enquanto, algumas sondagens de outras equipes e um pré-convite, mas estou no aguardo da definição de Santiago, por isso espero o contato da direção para começar a definir planos para 2009.

Existe alguma certeza a respeito da participação da URI em 2009?
Acredito que a continuidade da equipe é praticamente certa, pois vivenciou nos últimos dois anos grandes momentos, resgatou sua credibilidade no futsal gaúcho. Representou o nome da cidade por todo o Estado, proporcionou ao torcedor grandes espetáculos. Não posso adiantar uma resposta precisa, pois não sei qual é o planejamento da direção para a próxima temporada.
Neste ano aconteceram algumas renovações, subindo atletas juvenis do Projeto Bola Pro Futuro para o time principal...
Já citei a importância do Projeto Bola Pro Futuro para a cidade e para o futsal. Ele já começa a dar os primeiros frutos à equipe adulta. Toda a escolinha de futsal precisa de equipe adulta para espelhar-se e seus integrantes crescerem. Neste ano, foram aproveitados cinco integrantes do Projeto Bola Pro Futuro no grupo principal.

Para montar uma equipe com maiores chances de conquistas falta o quê?
A montagem de cada grupo varia muito. Existem as limitações financeiras que, por vezes, nos deixam mais carentes nesta ou naquela posição. Neste ano, num determinado momento da competição tivemos carência de reposição em algumas posições como goleiro, beque e um pivô, pois os que tínhamos no início foram embora. Depois de algum tempo, conseguimos repor o beque e o pivô. É necessário que se tenha, no mínimo, dois jogadores do mesmo nível para cada posição.

Sem comentários: