sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Grêmio comenta sobre a XXI Copa Santiago




Júlio Soster, coordenador geral das categorias de base da equipe do Grêmio Futebol Porto-Alegrense, comenta sobre a XXI edição da Copa Santiago que será realizada em janeiro e avalia a equipe que representará o clube nesta competição.


Em janeiro do próximo ano será realizada mais uma edição da Copa Santiago de Futebol Juvenil, considerado o maior evento da categoria na América Latina. Como o senhor avalia a importância desta competição para sua equipe?
É muito importante para a divulgação do trabalho das principais equipes do país e da América e dos principais jogadores de futebol brasileiro (vide Douglas Costa, melhor jogador da competição em 2008). É muito importante também para o povo do RS, a cidade de Santiago ser a mais de 20 anos a sede da Copa da categoria juvenil com destaque e reconhecimento da FIFA.

Que equipe pretende trazer para participar da Copa?
A equipe juvenil composta por atletas nascidos em 1991, 1992 e 1993.

A Copa Santiago é um celeiro de craques. Por aqui surgiram vários nomes conhecidos mundialmente. Como avalia esta competição para o desenvolvimento e surgimento de atletas? Quais são os destaques da equipe para a Copa que se aproxima?
Por ser uma equipe competitiva, o que predomina é a parte coletiva, não tendo um atleta de destaque em especial.

Em comparação com outros campeonatos que a equipe disputa nesta mesma categoria, a Copa Santiago pode ser considerada o maior Torneio da América Latina considerando estrutura, organização e competitividade?
Pelo longo tempo de competição destaca-se na organização, estrutura, atenção, carinho e apoio da torcida do Grêmio. Quanto à competitividade podemos considerar ser a melhor do Brasil pelo nível das equipes que participam, almejando manter o nível nas outras edições.

Avalie as carências e falhas da Copa Santiago.
O Grêmio reconhece as dificuldades que o Cruzeiro de Santiago e a comunidade santiaguense têm para organizar evento de tal magnitude que é a Copa Santiago. Em particular, o Grêmio só tem a elogiar a infra-estrutura oferecida ao clube tanto na alimentação como na hospedagem com atendimento especial do Batalhão da Brigada Militar comandado pelo major Chaves e sua equipe.

Em que fase de preparação está a sua equipe?
A equipe está na disputa do Campeonato Estadual de Juvenil 2008 na 4ª fase, mas já com planejamento para a disputa da Copa Santiago em janeiro, trazendo novos jogadores.

Quais competições que essa equipe disputou e qual foi sua colocação?
A equipe está disputando o Campeonato Gaúcho Juvenil e lidera a classificação geral, está disputando a 4ª fase. Em julho, disputou a 2ª Copa 2 de Julho na Bahia terminado na oitava colocação.

Que jogadores já têm passagem pela seleção brasileira e em que categoria?
Seleção Sub-17: Guilherme Morano, Gerson Fraga e Fernando Martins.

O que o torcedor pode esperar da equipe para a Copa Santiago?
Pode esperar, com certeza, uma equipe de "pegada" que é a característica do Grêmio em especial a equipe profissional, ou seja, uma equipe competitiva.

Sem comentários: