sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Liga Santiaguense de cara nova



Luciano Cardoso Vieira, vice-presidente do Esporte Clube União e futuro presidente da Liga Santiaguense de Futebol Amador, comenta sobre as propostas e projetos para a evolução e crescimento do futebol amador e aborda a atuação do seu clube neste ano de 2008.

Quem faz parte da nova Liga e quais seus cargos?
Presidente: Luciano Cardoso Vieira
Primeiro vice: Luis Fernando Rocha
Segundo vice: Miguel Correa
Primeiro tesoureiro: Gilberto Flores
Segundo tesoureiro: Igor Damian
Primeiro secretário: Luis Antônio Fortes
Segundo secretário: Juliano Flores

Qual a sua avaliação da atual Liga de Futebol em Santiago? O que falta para melhorá-la?
A Liga está evoluída dentro da expectativa que tínhamos quando a fundamos, os projetos que temos para fortalecer as equipes filiadas como a construção de um Centro de Eventos da Liga para os times terem um espaço, em que possam se organizar financeiramente e que com isso tenham melhores condições estruturais, juntamente com a melhoria de gramado do nosso campo municipal, que não tem mais condições da prática de futebol, colocando nos vestiários luz elétrica e tomadas que não possuem.

Atualmente, estão ocorrendo alguns problemas com árbitros da cidade e alguns jogadores brigões dentro de quadra. Como vai ficar a arbitragem no ano que vem, virão juízes de fora? E qual vai ser o tipo de punição para os atletas brigões, irá continuar branda e tolerante?
No caso da arbitragem esses problemas são naturais devido ao desgastes pelos muitos campeonatos que se têm nos dias de hoje. Antigamente, se tinha um ou dois campeonatos e eram mais árbitros. Hoje, infelizmente não vem surgindo ninguém e por esse motivo estamos entrando em contato com representantes dos árbitros na Federação Gaúcha de Arbitragem para trazermos a Santiago um curso de arbitragem, com apoio da Prefeitura Municipal de Santiago e darmos a oportunidade de surgir novos nomes, dependendo da situação poderão vir árbitros de fora como já ocorreu nas fases finais do Municipal de Futsal.
As agressões vão ser punidas conforme a CBJD, e o principal fato que deve acontecer é a conscientização dos dirigentes e de seus atletas que percebam que nada vai adiantar a briga e a discussão. A intenção é que ocorra uma prática saudável de esporte e a confraternização entre os atletas. E algumas mudanças em termos de punição deverão ser apresentadas em Assembléia Geral, que acontecerá no dia 12 de novembro na sede do União Futebol Clube.

Quais as novidades e planos para a sua gestão diante da presidência da Liga?
Os projetos do Centro de Eventos e novo gramado do Municipal, esse é nosso desafio.

Não será um problema você estar atuando no Esporte Clube União e ser presidente da Liga?
Creio que não, porque não atuo efetivamente ao clube, faço parte da administração do União e sou vice-presidente, pretendo ser o mais neutro possível e não beneficiarei ninguém, muito menos a eu mesmo por estar na presidência da Liga. A nossa intenção é realizar um trabalho sério e destinado a ajudar as equipes mais pequenas e que não têm muitas condições estruturais.

A seguir perguntas referentes ao União Futebol Clube/Código B

Qual a sua avaliação da equipe nas competições que disputou em 2008?
Em nossa avaliação a equipe ficou dentro da expectativa, no Torneio do Grêmio ficamos em quarto, na Super Copa A Razão e na Copa Fighera fomos campeões e vamos chegar também na Copa A Razão entre os melhores.

Qual o valor do investimento que o clube faz na equipe do União/Código B na Copa A Razão?
Todo o investimento na competição fica em torno de R$ 5.000,00.

Expectativa da equipe nessa XXI Copa A Razão, sendo a única equipe de Santiago agora na competição?
É a melhor possível, temos a melhor campanha das 29 equipes. O único participante com 100% de aproveitamento e também uma grande equipe aliada com a experiência de quem é bicampeão da competição. A expectativa é com certeza brigarmos pelo título.

Os gastos com esse torneio não são poucos. Vale a pena o valor investido nessa Copa A Razão?
A Copa A Razão é uma competição que foi criada por um santiaguense, José Francisco Gorski, o Chicão, que tinha na década de 80 uma visão diferenciada do futebol e que via a necessidade de organizar esse que é hoje o maior campeonato amador do Rio Grande do Sul. Entre outras competições, só ela proporciona a atletas e dirigentes a oportunidade de confraternizar, conhecer e aproximar cidades e culturas, além da experiência de vida que se adquire.
E só pelo simples fato de representar o município de Santiago numa competição em que participam 20 cidades da região, é um grande orgulho para nós, alvinegros.
Quanto aos gastos da competição é normal, quanto qualquer outro campeonato porque felizmente em Santiago nossa Prefeitura dá todo apoio como taxa de arbitragem e transporte para os representantes do município e a equipe fica responsável pela despesa de alimentação, e quem for organizado tem plenas condições de participar.

Quem auxilia a equipe financeiramente (patrocinadores)?
O União Futebol Clube/Código B tem um trabalho diferenciado das outras equipes, porque tem uma estrutura que nos dá um suporte para investir no futebol amador e uma grande diretoria que trabalha em prol do União Futebol Clube e não em torno de si mesmos. Além de promoções como a dos dias 18 e 19 de outubro, onde estamos trazendo a Santiago o Grêmio Futebol Clube com jantar no dia 18 no Clube Sete de Setembro no valor de R$ 20,00 e dia 19, às 14h30min, no Estádio Alceu Carvalho amistoso da Seleção de Santiago x Grêmio Máster. O ingresso será um quilo de alimento não perecível e conta com apoio da Prefeitura e do nosso patrocinador oficial que é a Lotto Materiais Esportivos.

Novidades na equipe e nas estruturas do União Futebol Clube?
O União está com algumas novidades na equipe e nas estruturas físicas da entidade. Na equipe, foram agregados ao grupo que disputa a segunda fase da XXI Copa A Razão os jogadores Flávio (Kinha), que estava atuando na equipe do Cantina e é o atual treinador do Cruzeirinho, e Aramis, de Santa Maria.
Nas instalações da sede do União, estamos efetuando alguns ajustes nas piscinas para o início da temporada de verão, quando estaremos junto com a Academia Sigma proporcionando algumas atividades dentro d’água para os sócios. Além da implantação do Projeto Bola Pro Futuro nos campos de futebol sete na sede do União, antigo ferroviário em conjunto com a Prefeitura.

Sem comentários: