quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Um “Carioca” entre os gaúchos


> Em voga: Mais um destaque do futebol amador conversa com o Jornal A Folha, opinando sobre o esporte em Santiago e contando sua história


Provavelmente, muita gente nunca ouviu falar em Manoel Jorge dos Santos Saraiva, mas se você acompanha o futsal amador de Santiago e região já viu ou ouviu falar do famoso “Carioca” e seu cabelo tipo Chitãozinho e Xororó.


Quem é “Carioca”:
Ele tem 46 anos, e como o seu apelido já conta nasceu no Rio de Janeiro, ficando lá até os 18 anos. Ainda quando jovem começou a participar de escolhinhas de base em Campo Grande, vindo a atuar no Bangu e no Olaria na categoria juvenil. Após participar de diversas competições, foi convidado para realizar testes no Vasco da Gama, mas por motivos familiares não pode realizá-los tendo que vir para Santiago com sua mãe em 1979.

O que já fez em Santiago:
Chegando na cidade nova, não conhecia ninguém e acabou se afastando um pouco dos gramados, caindo na noite e deixando o esporte como somente uma brincadeira. Trabalhou na antiga auto-escola Madrid, hoje, Santiago. Em 1995, foi convidado por João Aguirre para participar da diretoria do Riachuelo, atuando ainda como treinador da equipe por algumas oportunidades, sendo campeão do Torneio do Grêmio e vice-campeão municipal em 1997, perdendo para o América na final.

Incentivando a região:
Em 1998, foi aprovado em um concurso municipal para trabalhar na cidade de Unistalda como motorista e recebendo o auxílio e incentivo de Moisés Gonçalves, começou a realizar projetos com os meninos da comunidade, procurando estimular a prática esportiva e levar o nome da cidade de Unistalda pela região nos torneios que participou.
Foi a primeira equipe de fora de Santiago a participar do Campeonato Municipal, foi aceito pelo presidente da Liga na época, Aquino, sendo inclusive vice-campeão com o time de Unistalda da segundona em 2005.
Em 2006, voltou a atuar no Riachuelo como treinador e conquistou mais uma vez o vice-campeonato municipal da segundona de futsal e participou também da Copa A Razão com Luiz Fernando.

Atualmente o que está fazendo:
No ano passado, participou novamente com a equipe de Unistalda, sendo o terceiro colocado da segunda divisão de futsal, não conseguindo subir para a elite. Esse ano mais uma vez disputou a segundona e caiu prematuramente nas oitava-de-finais. Carioca ainda está treinando a equipe masculina e feminina que disputa a 5ª Taça Gaúcha de Futsal, estando classificada para a segunda fase.

Projetos futuros:
Pretende continuar atuando pela equipe de Unistalda com o objetivo de colocar a equipe entre os grandes do futsal municipal em Santiago, existindo também a possibilidade de entrar com um time na segunda divisão de campo. Sonha com uma grande atuação na Taça Gaúcha, representando com grandeza o município que lhe acolheu.

Agradecimentos:
Agradeço a Prefeitura de Unistalda pelo apoio e valorização do nosso trabalho, a Liga Santiaguense de Futsal pela oportunidade de atuarmos nessa competição, ao nosso patrocinador San Diego, em especial a Moisés Gonçalves e a secretária de Educação Marisa Farina.

Sem comentários: