quinta-feira, 9 de abril de 2009

Arbitragem pode vir de fora da cidade

Após problemas ocorridos no final de semana passado, no campo do 9º BLog com o Campeonato Municipal de Futebol de Campo da Primeira Divisão quando dois árbitros (Sota e Curto) deixaram o local antes do início das partidas marcadas onde estavam escalados para trabalhar sem dar justificativa, atrasando os jogos e prejudicando todo um planejamento, Liga Santiaguense de Futebol junto com a Associação de Árbitros resolveram eliminar estes dois membros do quadro de árbitros da Liga e da Associação e estão avaliando a hipótese de serem trazidos profissionais para apitarem os jogos municipais de fora da cidade.
Pouca gente sabe, mas toda a diretoria da Liga que é composta por mais de 10 pessoas, trabalha dia e noite sem receber nenhuma renumeração pelos seus feitos. E quem pensa que é fácil e simples organizar as oito competições que ocorrem durante o ano, está muito enganado. É necessário desenvolver todos os calendários, horários, locais, arbitragem, além de gastar com combustível e telefones para levar e trazer materiais, inscrições, notícias, comunicação com a imprensa e demais despesas que vem por conseguência.
Os únicos integrantes dessa estrutura que recebem por estar trabalhando é a arbitragem, que recebe por cada partida que apitam. Como estão pagando para estes profissionais, é conveniente e adequado que se exija o menor número de erros e falhas possíveis, é claro que sempre levando em consideração que todo o ser humano é passível de erro e falhas, porém este tipo de atitude de extrema irresponsabilidade - independente de quem tenha errado, quem os passou os horários ou por opção deles mesmo - não se pode tolerar.
Se esta atitude vier a beneficiar o esporte amador em Santiago, será muito bem recebida, e servirá de aviso para os profissionais da área da cidade, que realizarem este trabalho de modo sério, compromissado, honesto e sem brincadeiras, pois pode ocorrer que os poucos todos sejam substituídos.

Sem comentários: